"Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos..."(Freud)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CDF.. Só se o "F" for de feliz


   Algumas vezes já me perguntaram qual o "segredo" para ir sempre ir bem na faculdade, o "truque" das minhas boas notas (a maioria, pais e mães). Impossível não recorrer ao óbvio - estudo e dedicação. O principal de tudo é querer aprender, encarar cada trabalho e tudo o mais o que acontece na vida (dentro e fora do campus) como fonte de aprendizado e crescimento e nunca dar-se por satisfeito com a nota média, jamais se conformar em ser mais um. Em tom de brincadeira digo que "sobreviver" ao final do semestre é para os fracos. 
    Pensando sobre o assunto percebi que, além da fórmula conhecida, o macete principal tem sido respeitar a mim mesma: minha alma, meus desejos e capacidade física e mental. Sou do tipo de pessoa que necessita de ambiente visual para ser feliz. Nem o melhor trabalho do mundo poderia me satisfazer plenamente se eu tivesse que passar todos os dias, o dia todo, em uma sala escura e fechada. 
   Se há algo que me tenha feito falta, nos anos em que estive em outra instituição de ensino, foi o campus. A estrutura da UCS (por mais que pudesse ser melhor em muitos aspectos, em especial, tecnologia) não tem comparação em termos de espaços e arquitetura.
   É de pequenos momentos que minha vida universitária é feita. Além do meu amor pelo conhecimento em si, que me move e motiva a participar das aulas com mais vontade do que é comum à maioria dos estudantes universitários da minha faixa etária, são os momentos agradáveis e o contato com a natureza antes e depois de cada aula que permitem que eu tenha vontade e disposição para enfrentar até três aulas seguidas.
   Entre uma aula e outra, tomar um café em um dos diversos bares e cafeterias da UCS, em companhia dos melhores [futuros] jornalistas e publicitários que já conheci, ou então circular, entre um bloco e outro. Sentar na grama, nas cercanias do CETEL ou realizar nossa histórica "farofada" semestral entre a biblioteca e os fundos do centro de convivência, ao lado de um dos laguinhos (repleto de tartaruguinhas) da UCS. Ler um bom livro ao na escada ao lado da cascatinha do centro cívico. 


Não é a escalada em si. São os morangos do caminho. 
Igualmente óbvio, mas este é o segredo. 

4 comentários:

Gabriela B. disse...

Concordo contigo. Nada como dedicação e bem estar.
Que horas tu estás na UCS? Um café?

beeeeeijo, saudades!

Claudio disse...

O problema não é o "F", o problema é o "C".

Bruna ScoMor disse...

Hahahaha!
Cláudio, o "C" era problema durante a revolução farroupilha, quando a sigla servia para designar os que aguentavam muitas horas em cima dos cavalos...

Atualmente, na linguagem "escolar" o "C" nada mais é do Cabeça. A expressão completa, Cabeça-de-ferro (ou, o famoso "CDF") designa aquelas pessoas que passam muito tempo estudando.
Apesar de gostar de estudar, confesso que não é meu caso...

Beijos, amei a visita!

*-*-*

Gabinhaaa, eu quero sim o teu tu no meu contexto de felicidade acadêmica! O meu eu ama o teu tu, querida! E marcaremos via "Emessene"! o

Amei a visita também!!

Pedro disse...

Gostei!

Acredito que exista uma outra situação que, como consequência, resulta em boas notas. É necessário, antes de tudo, que se tenha "paixão" por aquilo que faz, coloco paixão pois ela, se bem estimulada, se transforma no verdadeiro amor.

Gostar do que faz resulta em algo que vai além de boas notas, resulta em sucesso.

Abraços e...SUCESSO! :)